JavaFX e seus principais componentes para a construção de uma janela
O JavaFX é uma biblioteca para desenvolvimento de sistemas
desktop que possui um modelo de visibilidade moderna, que permite o usuário
realizar operações de banco de dados com uma visibilidade mais moderna. Para a
construção de interfaces gráficas com JavaFX é necessário que o seu projeto
esteja configurado com as dependências necessárias para o desenvolvimento do
projeto.
Para desenvolvimento de aplicações que usam dependências
externas, o autor desse artigo recomenda que seja utilizado um gerenciador de
dependências: Maven ou Gradle, (o autor desse artigo utiliza Maven). Para isso,
voce pode acessar o repositório do Maven e procurar JavaFX e inserir o código
da dependência no arquivo XML (em um outro artigo falarei com mais detalhe
sobre ele).
<dependency>
<groupId>org.openjfx</groupId>
<artifactId>javafx-controls</artifactId>
<version>22</version>
</dependency>
Dentro dessa dependência existe alguns componentes que dão início
a construção de interface gráfica. Aqui explicarei alguns componentes essenciais
para o início da construção de uma interface gráfica.
·
Application: Classe mae para construção
de qualquer interface gráfica em JavaFX.
·
Stage: Representa a janela de uma aplicação
em JavaFX
·
Scene: Todos os componentes de uma janela
são colocados dentro de um Stage
Para a construção de qualquer interface gráfica, é necessário
que o desenvolvedor escolha e implemente um tipo de container para a sua
interface, pois é dentro deste container que são organizados todos os
componentes da sua interface gráfica. Abaixo segue a explicação para cada
container dentro da tecnologia do JavaFX. O nome de cada container é bem sugestivo,
pois seus nomes sugerem de que forma os containers devem ser organizados:
·
Pane: Classe base para todos os containers
·
VBox: Organiza os componentes da
interface de forma vertical
·
HBox: Organiza os componentes da
interface de forma horizontal
·
BorderPane: Organiza os componentes de
acordo com o que o programador deseja.
·
GridPane: Organiza os componentes em
linhas e colunas (recomendo)
·
StackPane: Organiza os componentes em
formato de uma pilha.
Como programador costumo utilizar o GridPane, pois esta
classe permite que o desenvolvedor configure sua janela da maneira que deseja.
Para qualquer interface gráfica é necessário que elas tenham
componentes para que o usuário possa interagir de maneira dinâmica:
·
Label: rotulo de texto utilizado apenas
para dar nome ou orientar o usuário a qual dado ele deve inserir
·
TextField: Caixa de texto que permite o usuário
inserir o dado desejado
·
Button: Botão que permite a ação de um
usuário para uma determinada funcionalidade
·
Combobox: permite o retorno de uma lista
para a seleção do usuário: normalmente essa lista já vem configurada pelo programador
que utiliza um banco de dados ou não para ter essas opções.
·
Checkbox: Permite a seleção de várias opções
para o usuário
·
RadioButton: Permite a seleção de apenas
uma opção para o usuário
Existem outros componentes que voce pode inserir em sua interface,
mas vamos nos limitar aqui, pois esses componentes já são essenciais para a criação
de uma interface.
Comments
Post a Comment