JavaFX e seus principais componentes para a construção de uma janela



O JavaFX é uma biblioteca para desenvolvimento de sistemas desktop que possui um modelo de visibilidade moderna, que permite o usuário realizar operações de banco de dados com uma visibilidade mais moderna. Para a construção de interfaces gráficas com JavaFX é necessário que o seu projeto esteja configurado com as dependências necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Para desenvolvimento de aplicações que usam dependências externas, o autor desse artigo recomenda que seja utilizado um gerenciador de dependências: Maven ou Gradle, (o autor desse artigo utiliza Maven). Para isso, voce pode acessar o repositório do Maven e procurar JavaFX e inserir o código da dependência no arquivo XML (em um outro artigo falarei com mais detalhe sobre ele).

<dependency>

    <groupId>org.openjfx</groupId>

    <artifactId>javafx-controls</artifactId>

    <version>22</version>

</dependency>

 

Dentro dessa dependência existe alguns componentes que dão início a construção de interface gráfica. Aqui explicarei alguns componentes essenciais para o início da construção de uma interface gráfica.

·       Application: Classe mae para construção de qualquer interface gráfica em JavaFX.

·       Stage: Representa a janela de uma aplicação em JavaFX

·       Scene: Todos os componentes de uma janela são colocados dentro de um Stage

Para a construção de qualquer interface gráfica, é necessário que o desenvolvedor escolha e implemente um tipo de container para a sua interface, pois é dentro deste container que são organizados todos os componentes da sua interface gráfica. Abaixo segue a explicação para cada container dentro da tecnologia do JavaFX. O nome de cada container é bem sugestivo, pois seus nomes sugerem de que forma os containers devem ser organizados:

·       Pane: Classe base para todos os containers

·       VBox: Organiza os componentes da interface de forma vertical

·       HBox: Organiza os componentes da interface de forma horizontal

·       BorderPane: Organiza os componentes de acordo com o que o programador deseja.

·       GridPane: Organiza os componentes em linhas e colunas (recomendo)

·       StackPane: Organiza os componentes em formato de uma pilha.

Como programador costumo utilizar o GridPane, pois esta classe permite que o desenvolvedor configure sua janela da maneira que deseja.

Para qualquer interface gráfica é necessário que elas tenham componentes para que o usuário possa interagir de maneira dinâmica:

·       Label: rotulo de texto utilizado apenas para dar nome ou orientar o usuário a qual dado ele deve inserir

·       TextField: Caixa de texto que permite o usuário inserir o dado desejado

·       Button: Botão que permite a ação de um usuário para uma determinada funcionalidade

·       Combobox: permite o retorno de uma lista para a seleção do usuário: normalmente essa lista já vem configurada pelo programador que utiliza um banco de dados ou não para ter essas opções.

·       Checkbox: Permite a seleção de várias opções para o usuário

·       RadioButton: Permite a seleção de apenas uma opção para o usuário

Existem outros componentes que voce pode inserir em sua interface, mas vamos nos limitar aqui, pois esses componentes já são essenciais para a criação de uma interface.


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