As linguagens de programação e seus gerenciadores de dependencias



Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores é muito comum utilizar gerenciador de dependências que permite a utilização delas para desenvolver desde um simples sistema de cadastro até sistemas mais complexo.

Um gerenciador de dependências é capaz de baixar as dependências em um determinado repositório e utilizar os objetos necessários para o desenvolvimento do projeto. Em diversas linguagens de programações são utilizados gerenciadores de dependências para automatizar o processo de download atualização e configuração das mesmas.

Alguns gerenciadores de dependências, são bem conhecidos no mundo da programação. Entre eles está o Maven e o Gradle (esses sendo utilizados no desenvolvimento Java) e o npm muito utilizado em projetos Javascript. Existem outros gerenciadores de dependências que são utilizados em projetos para facilitar o trabalho do desenvolvedor.

O quadro a seguir detalho sobre os gerenciadores de dependências mais utilizados e suas respectivas linguagens.

Gerenciador

Linguagem

Descrição

Maven

Java

Utilizado por desenvolvedores Java, esse gerenciador de dependências utiliza um arquivo com nome de pom.xml para definição das dependências.

Gradle

Java

Uma ferramenta um pouco mais moderna que o Maven permite que o desenvolvedor gerencie as dependências de maneira eficiente

PIP

Python

Gerenciador de pacotes oficial da linguagem de programação Python, esse gerenciador de dependências tem a finalidade de baixar as dependências necessárias para o uso do desenvolvedor.

Bundler

Ruby

Gerenciador de dependências apropriado para um projeto em Ruby. Tem a mesma finalidade dos outros gerenciadores.

Composer

PHP

Gerenciador de dependências apropriado para baixar dependências em um projeto PHP.

NuGet

C#/.NET

Gerenciador de dependências que adiciona e remove dependências de um projeto

Go modules

Go

Como o próprio nome diz, esse gerenciador de dependências permite baixar as dependências necessárias para seu projeto em linguagem Go.

SPM (Swift Package Manager)

Swift

Gerenciador de dependências que permite que que o desenvolvedor baixe as dependências necessárias para seu projeto. (Muito utilizados em projetos mobile)

 

Neste artigo podemos perceber que independente do projeto e da linguagem na qual vai utilizar para desenvolver seu projeto, é recomendado que se utilize um gerenciador de dependência que permite que o desenvolvedor utilize trazendo mais agilidade para o seu trabalho.


Comments

Popular posts from this blog

Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software

Como criar um projeto novo em Angular

Atribuições de um Analista de Testes (QA) Quality Assurance