As vantagens de utilizar o Spring em uma aplicação web


Nos dias de hoje, de tornou muito comum o uso de ferramentas para desenvolvimento de aplicações para web.  Em programação Java, não é muito diferente, o uso de ferramentas para desenvolvimento de aplicações se tornou muito comum entre os desenvolvedores. Essas ferramentas ajudam o desenvolvedor a economizar tempo para o desenvolvimento da aplicação, e tambem a estruturação do projeto. Uma dessas ferramentas, é conhecida como Spring, muito conhecida entre os desenvolvedores Java, essa ferramenta ajuda os desenvolvedores a desenvolverem aplicações com facilidade utilizando técnicas que facilitam o entendimento de qualquer pessoa.

Além disso o Spring possui uma serie de ferramentas que auxiliam o desenvolvedor na hora de injetar as dependências necessárias para desenvolver o projeto, como por exemplo o Spring Data, uma dependência dentro do Spring que ajuda o desenvolvedor a desenvolver a camada de banco de dados do sistema. Além de facilitar o trabalho do desenvolvedor o Spring tambem é uma ótima ferramenta para que os desenvolvedores economizem linha de código e tambem facilitar o trabalho na hora de dar manutenção no código.

O Spring é dividido em diversos módulos, onde esses módulos servem para complementar a aplicação propriamente dita, mas neste artigo iremos citar os quatro deles que são mais utilizados.  Os módulos são os seguintes: Spring Boot, Spring MVC, Spring Data, Spring Security. Nos tópicos a seguir iremos explicar cada um desses termos citados acima.

Spring Boot: O Spring Boot é uma ferramenta que facilita o trabalho do desenvolvedor na hora de desenvolver aplicações robustas. Ele permite que o desenvolvedor utilize diversas bibliotecas para facilitar o desenvolvimento do sistema e tambem economizar tempo de desenvolvimento.

Spring MVC: O Spring MVC é uma ferramenta dentro do Spring que permite o desenvolvedor dividir a aplicação em responsabilidade como sugere seu acrônimo – MVC (Model-View-Controller). Tambem é muito comum em aplicações Spring MVC que o desenvolvedor utilize requisições para que o usuário possa enviar para a camada de visualização, logo, enquanto uma requisição não for finalizada ele não irá processar a seguinte.

Spring Data: O Spring Data é uma ferramenta de desenvolvimento que permite o acesso a dados de uma aplicação Spring. Para isso são utilizados diversos mecanismos para que se possa ter acessos aos dados de uma aplicação Spring. Basicamente, o Spring Data é uma ferramenta para que o desenvolvedor possa desenvolver mecanismos para que o usuário final possa acessar de maneira fácil os dados na qual ele cadastrou. Ele permite que o desenvolvedor crie as quatro operações básicas do banco de dados, o CRUD – (Create-Read-Update-Delete), para que o usuário final possa de maneira simples, manipular os dados que ele cadastrou no sistema.

Spring Security: O Spring Security é uma ferramenta que permite desenvolver o sistema de autenticação de uma aplicação Spring. Essa ferramenta permite o desenvolvedor realizar funcionalidades de autorização e autenticação para o sistema em desenvolvimento, como por exemplo, autenticação via login, via token e proteção de dados dos usuários.

O Spring é uma ferramenta muito poderosa para desenvolvedores que desenvolvem com muita frequência aplicações de grande porte permitindo agilidade e organização na hora do desenvolvimento da aplicação.

 

Bibliografia:

DEVMEDIA. Spring Framework. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/guia/spring-framework/37806.

GUEDES. Marylene. 2022. O que é o Spring Framework. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-spring-framework.

UCHOA. Ulysses. 2021 Spring Data na prática: o que é e seus principais subprojetos. Disponível em: https://www.zup.com.br/blog/spring-data-na-pratica.

LIMA. Cleyson. 2022. O que é o Spring Security. Disponível em: https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-o-spring-security.

Comments

Popular posts from this blog

Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software

Como criar um projeto novo em Angular

Atribuições de um Analista de Testes (QA) Quality Assurance