Explorando as quatro operações básicas do banco de dados (CRUD)

 

O que está por trás de uma aplicação que usa banco de dados? Normalmente, muitas aplicações utilizam banco de dados para persistir seus dados para que posteriormente possam ser consultados e manipulados pelo usuário. Para isso são utilizados linguagem de manipulação de banco de dados para manipular dados já cadastrado no banco de dados. Entre elas, a mais usada é o SQL, que é uma linguagem estruturada que permite manipular e realizar consulta em tabelas de banco de dados. Para aplicações, tanto Web quanto Desktop, é comum utilizarmos banco de dados para realizar a persistência de dados, entre eles é o MySQL, que permite o desenvolvedor manipular os dados de maneira simples.

Prática:

Supondo que estejamos desenvolvendo uma aplicação de cadastro onde temos a seguinte situação.

 


Uma tabela cliente onde temos o cpf como chave primaria e outros atributos como o nomeCliente, endereço, nCasa, cidade, estado.

Para criar e manipular a tabela Cliente devemos ter instalado em sua máquina o MySQL Workbench ou uma ferramenta que permite manipular os dados do sistema.

Antes devemos preparar nossa base de dados onde nossas tabelas ficarão armazadas:

CREATE DATABASE artigo;

Agora devemos criar nossa tabela no banco de dados util:

CREATE TABLE artigo.cliente (

    cpf VARCHAR(11) NOT NULL,

    nomeCliente VARCHAR(100) NOT NULL,

    endereco VARCHAR(255) NOT NULL,

    nCasa INT NOT NULL,

    cidade VARCHAR(100) NOT NULL,

    estado VARCHAR(50) NOT NULL,

    PRIMARY KEY (cpf)

);

 

Como inserir um dado no banco de dados?

No MySQL é possível inserir um dado novo na tabela utilizando o comando INSERT INTO como mostra o código abaixo.

INSERT INTO artigo.cliente (cpf, nomeCliente, endereco, nCasa, cidade, estado) VALUES ('02620115805', 'João Silva', 'Rua das Flores', 123, 'São Paulo', 'SP');

INSERT INTO artigo.cliente (cpf, nomeCliente, endereco, nCasa, cidade, estado) VALUES ('66205214506', 'Eduardo Mendes', 'Av dos Vessoni', 1520, 'Londrina', 'PR');

INSERT INTO artigo.cliente (cpf, nomeCliente, endereco, nCasa, cidade, estado) VALUES ('95025422015', 'Leonardo Silva', 'Rua dos Arroio', 520, 'Maringa', 'PR');

INSERT INTO artigo.cliente (cpf, nomeCliente, endereco, nCasa, cidade, estado) VALUES ('55236925487', 'Gabriel Santos', 'Rua dos Canarinhos', 250, 'Sorocaba', 'SP');

O código acima mostra como devemos inserir um dado no banco de dados através de um comando SQL. O comando INSERT INTO permite que o usuário insira dados novos no banco de dados. Ao executar o comando acima os dados são cadastrados na base de dados no sistema.

Realizando consultas no banco de dados

O SQL permite que usuário faça consultas no banco, fazendo com que o retorno seja a tabela com os dados dos clientes. Além disso, o SQL tambem permite que usuário faça pesquisas utilizando chaves especificas através da clausula WHERE, que recebe um valor específico de um registro

Além do comando INSERT INTO, o SQL permite que o usuário visualize todos os dados cadastrados através do comando SELECT.

SELECT * FROM artigo.cliente;



Quando usamos as teclas Ctrl+Enter após o comando acima, ele deve retornar a tabela com todos os dados cadastrados no banco que fizemos anteriormente, como mostra a imagem acima.

Além de retornar todos os dados da tabela, o comando SELECT tambem permite que o usuário faça pesquisas no banco de dados utilizando chaves especificas. No caso dessa aplicação podemos utilizar qualquer chave, porém iremos utilizar apenas as chaves cpf (chave primaria) cidade e estado.

Como foi dito anteriormente, o comando SELECT permite que o usuário realize pesquisas em bancos de dados de acordo com dados específicos. Podemos filtrar dados através de diversas chaves como o usuário desejar. Neste caso, iremos utilizar apernas chaves CPF, cidade e estado. Primeiramente, vamos consultar um cliente através de seu CPF.

select * from artigo.cliente where cpf='66205214506';

O comando acima permite que o usuário consulte um determinado cliente através do cpf informado. Conforme o cadastro realizado anteriormente e a imagem da tabela tambem mostrada anteriormente, quando executarmos a consulta acima o resultado deve ser este:



O CPF pode ser substituído na consulta por outro cpf cadastrado no banco, caso contrário irá retornar uma tabela vazia.


Além do CPF podemos utilizar outras chaves para realizar uma consulta no banco de dados, porém com foi dito anteriormente iremos utilizar apenas as chaves cidade e estado.

Agora iremos utilizar a chave cidade para realizar uma consulta no banco de dados.

select * from artigo.cliente where cidade = "Sorocaba";

De acordo com o comando acima, a tabela deve retornar todos os dados de todos os clientes que residem no município de Sorocaba.



Após executar o comando acima a tabela retorna apenas um registro, pois só existe um cliente que reside na cidade de Sorocaba.

Tambem podemos utilizar a chave estado para realizar a consulta.

select * from artigo.cliente where estado = 'PR';

De acordo com o comando acima, a tabela deve retornar dados de clientes que residem no estado do Paraná (PR).



Após a execução da consulta, a tabela deve retornar todos os clientes residentes no estado do Paraná, como mostra a imagem acima, será retornado dois registros pois existem dois clientes cadastrados que residem no estado do Paraná.

Atualização de um registro no banco de dados

Podemos tambem atualizar dados no banco de dados, para isso podemos utilizar o comando UPDATE, que permite o usuário atualizar um registro no banco de dados. Porém esse comando deve ser utilizado com um certo cuidado utilizando o comando WHERE para que a atualização seja feita somente no campo indicado.

Para o nosso exemplo iremos utilizar apenas o CPF como indicador para alteração de dados, pois como foi explicado anteriormente o comando WHERE permite que usuário altere o registro de apenas onde o comando indicou:

Segue abaixo a tabela antes de aplicar o comando UPDATE.



update artigo.cliente set endereco = "Rua das Rosas" where cpf = '02620115805';

O comando acima permite que o usuário faça alterações no registro do banco de dados apontando para o cpf informado na clausula WHERE. Depois de executado o comando o registro do endereço é atualizado como mostra a tabela abaixo.



Observa-se nas duas que no primeiro registro, a coluna ‘endereco’ do cpf informado na clausula WHERE conta o registro “Rua das Flores”, e após a execução do comando informado acima, a coluna endereço do cpf informado é alterada de acordo com o comando informado pelo usuário.

Excluindo um registro do banco

Para excluir um registro do banco de dados basta apenas utilizar o comando DELETE junto da clausula WHERE.

Temos aqui a tabela depois que fizemos a última atualização no banco:                    



Agora iremos utilizar o comando DELETE para apagar um dado cadastrado no banco de dados.

delete from artigo.cliente where cpf="95025422015";

Após executado o comando, o registro com o cpf informado e apagado da tabela, contendo apenas os registros anteriores.



Observa-se que após a execução do comando DELETE informando na clausula WHERE o cpf desejado para remoção, é removido a linha de registro que continha todas as informações do cpf informado pela clausula WHERE.

 

Bom, nesse artigo, tratamos sobre as quatro operações básicas no SQL em um banco de dados, trouxemos um exemplo na prática de como são realizadas as quatro operações do banco de dados em um sistema simples.


Comments

Popular posts from this blog

Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software

Como criar um projeto novo em Angular

Atribuições de um Analista de Testes (QA) Quality Assurance