Os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho

  


Atualmente, muito tem se perguntado como ficaria o mercado de trabalho frente a inteligência artificial, já que a maioria dos trabalhos realizados pela força humana, vem sendo substituído por robôs e máquinas que realizam trabalhos sem esforço humano. Um exemplo é a Amazon, que utilizam mecanismos de inteligência artificial para realizar entregas para seus clientes de maneira mais eficiente. Utilizando técnicas de regionalização a Amazon permite que as entregas dos clientes sejam realizadas através do armazém mais próximo da entrega do cliente. Essa técnica de regionalização vem sendo muito bem-sucedida, pois os EUA é um dos países que mais utilizam o sistema de delivery para fazer compras.

Com o contexto dado anteriormente, como a inteligência artificial pode impactar diretamente em empregos ou até mesmo no mercado? Bom, na verdade, não existe um risco real desses empregos acabarem, mas sim desses empregos serem substituídos, porque com a automação atuando, esses empregados podem ser treinados para operar máquinas e a inteligência artificial ficaria com o resto do trabalho.  Ou seja, ao invés desses funcionários serem demitidos da empresa por simplesmente perderem a função na qual exerciam, eles são treinados para que eles possam operar essas máquinas ou até mesmo exercer uma outra função dentro da empresa.

Outro exemplo, é na área jurídica, o uso da inteligência artificial nessa área pode ajudar muitos juízes advogados a julgarem causas extremamente difíceis, agilizando o trabalho desses profissionais, assim como tambem a realizar análise de documentos, trazendo com precisão, a previsão do término de um processo judicial. Dentro desse contexto, a inteligência artificial pode tambem ajudar esses profissionais tomarem decisões mais precisas, e tambem trazer resultados de análise de documentos jurídicos, ajudando e adiantando o trabalho desses profissionais.

De acordo com uma reportagem da CNN Internacional, uma grande empresa de telecomunicações britânica planeja cortar 55 mil funcionários até 2030, por conta do avanço da inteligência artificial, já que a empresa já faz uso da inteligência artificial no seu cotidiano. Devido ao constante uso de chatbots para o atendimento de clientes, a força de trabalho será diminuída, podendo desta forma acarretar demissões. Porém, quando essa força de trabalho é diminuída, pode começar tambem uma alta procura por parte das empresas por profissionais especializado em inteligência artificial para poder atuar nesse ramo de trabalho.

Logo, com o avanço da inteligência artificial, muitas pessoas pensam que muitos empregos podem simplesmente desaparecer do mercado de trabalho e dependendo das circunstâncias pode acarretar demissões. Mas calma... não é bem assim, a inteligência artificial pode sim diminuir a carga de trabalho de alguns profissionais, como é o caso da área do direito, que pode ajudar muitos profissionais a tomarem decisões mais precisas com relação a julgamentos e processos.

ZIADY.  Hanna.  BT will shed as many as 55,000 workers by 2030.  Disponivel em: https://edition.cnn.com/2023/05/18/tech/bt-job-cuts/index.html?utm_source=business_ribbon. Acesso em: 20/05/2023 as 22:19

Comments

Popular posts from this blog

Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software

Como criar um projeto novo em Angular

Atribuições de um Analista de Testes (QA) Quality Assurance