Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software
O diagrama de classes é um diagrama responsável por mostrar a estrutura de classes e seus respectivos relacionamentos. Esse diagrama mostra que cada classe deve ter atributos necessários e métodos necessários para a classe. Uma classe é representada em três partes. Na parte superior da classe temos o nome da classe, no meio da classe temos os atributos necessários para a classes, e na parte inferior da classe temos os métodos necessários para a classe.
Após definir o nome da classe devemos definir os atributos
da classe, onde esses atributos definem as principais características de uma
classe. Esse atributo deve necessariamente além do nome do atributo, o tipo do
atributo que deve ser atribuído para manipulação desses atributos
posteriormente.
Além de definir os atributos da classe, o analista deve
definir as ações necessárias para uma classe. Essas ações são conhecidas como
método, que são operações que são realizadas pelos objetos que podem ou não ter
um retorno, e pode ou não ter um parâmetro.
Os relacionamentos, são as conexões que existem entre as
classes que podem ser classificadas de acordo com a necessidade do projeto. Esses
relacionamentos são utilizados conforme o projeto vai se modificando. Os relacionamentos
são descritos no quadro abaixo:
Relacionamento |
Descrição |
Associação |
Uma linha simples
que estabelece a conexão entre duas classes |
Agregação |
Uma linha com
um losango aberto indicando que uma classe é composta por outra |
Generalização
(Herança) |
Indice que
uma classe possui características de uma classe onde uma seta com um
triangulo vazio é apontada |
Composição |
Uma linha com
um losango preenchido que indica uma relação forte entre duas classes, onde
uma é parte da outra. |
Dependência |
Uma linha
tracejada que indica que uma classe depende de outra |
O diagrama de classe acima, mostra que as classes podem
conter diversos tipos de relacionamentos para que posteriormente o
desenvolvedor possa ter facilidade para construir o sistema em código.
Crédito da imagem:
Entendendo o
Diagrama de Classes da UML (ateomomento.com.br)
Comments
Post a Comment