Usando o diagrama de classes no processo de desenvolvimento de software

O diagrama de classes é um diagrama responsável por mostrar a estrutura de classes e seus respectivos relacionamentos.  Esse diagrama mostra que cada classe deve ter atributos necessários e métodos necessários para a classe. Uma classe é representada em três partes. Na parte superior da classe temos o nome da classe, no meio da classe temos os atributos necessários para a classes, e na parte inferior da classe temos os métodos necessários para a classe.

Após definir o nome da classe devemos definir os atributos da classe, onde esses atributos definem as principais características de uma classe. Esse atributo deve necessariamente além do nome do atributo, o tipo do atributo que deve ser atribuído para manipulação desses atributos posteriormente.

Além de definir os atributos da classe, o analista deve definir as ações necessárias para uma classe. Essas ações são conhecidas como método, que são operações que são realizadas pelos objetos que podem ou não ter um retorno, e pode ou não ter um parâmetro.

Os relacionamentos, são as conexões que existem entre as classes que podem ser classificadas de acordo com a necessidade do projeto. Esses relacionamentos são utilizados conforme o projeto vai se modificando. Os relacionamentos são descritos no quadro abaixo:

Relacionamento

Descrição

Associação

Uma linha simples que estabelece a conexão entre duas classes

Agregação

Uma linha com um losango aberto indicando que uma classe é composta por outra

Generalização (Herança)

Indice que uma classe possui características de uma classe onde uma seta com um triangulo vazio é apontada

Composição

Uma linha com um losango preenchido que indica uma relação forte entre duas classes, onde uma é parte da outra.

Dependência

Uma linha tracejada que indica que uma classe depende de outra

 





O diagrama de classe acima, mostra que as classes podem conter diversos tipos de relacionamentos para que posteriormente o desenvolvedor possa ter facilidade para construir o sistema em código.

Crédito da imagem:

Entendendo o Diagrama de Classes da UML (ateomomento.com.br)

Comments

Popular posts from this blog

Como criar um projeto novo em Angular

Atribuições de um Analista de Testes (QA) Quality Assurance